quinta-feira, 18 de outubro de 2018

A CURA ATRAVÉS DA REDUÇÃO

Redução, Simplificação, Minimalismo.


Reorganizar a vida implica em voltar ao início de alguma coisa, ao princípio de tudo, - aonde tudo começou - para poder expandir a partir de um ponto.
É preciso escolher um ponto para ser a unidade que se multiplicará a partir daí.

Simplificando


Na vida, em alguma área - ou em todas - nos tornamos acumuladores.
Acumulamos desde objetos e roupas que não usamos mais a sentimentos inúteis. Esses últimos tornam a nossa vida uma bagunça! Uma salada de emoções, misturadas à culpa, ressentimentos e frustrações.

É PRECISO JOGAR O LIXO FORA!!


Desentulhe a sua vida!

Neste ano de 2018...

Neste ano, comecei a fazer uma varredura "a laser" na minha vida. Tirei de roupas a móveis. Limpei gavetas e tirei o próprio armário de casa! Sim, coloquei TODAS AS MINHAS COISAS em MALAS. Acabei com sofás - usei rede, um tempo, depois tirei também; acabei com a quantidade de paninhos (centros de mesa, toalhinhas, vários objetos de pano - acumuladores de poeira!), tirei objetos de decoração, que só servem para acumular adivinhem ... poeira. Enfim, tirei tudo. Limpei o apartamento. Tirei cama, colchão de casal (eu durmo sozinha!! Ou melhor, a minha Mila pega uma caroninha (é a minha viralata de dez aninhos).
Fiquei com fogão e geladeira - e uma pequena estantezinha na cozinha para colocar os pouquíssimos - poucos mesmo! - utensílios de cozinha que deixei. Fiquei com um prato, duas travessas (uma funda, para a pipoca noturna), duas panelas (uma de pressão e outra para esquentar água, cozinhar ovo, fazer mingau ... Um garfo, uma colher, uma caneca, uma canequinha, duas facas, um facão, uma concha, uma escumadeira e um pega macarrão. E uns três potinhos plásticos. Fora a garrafa térmica e o liquidificador.



É PRECISO TIRAR TUDO! SEM PENA



Quanto às roupas, como emagreci com a reeducação alimentar - outra coisa que também foi minimalizada - escolhi as que me sinto bem e o resto eu dei. (Abrindo um parênteses aqui para falar das saias compridas e vestidos. Como usei muito enquanto estava bem gorda, enjoei geral! Chega de saias e vestidos compridos - roupas de "saco de batata" - pelo menos por um bom tempo!)

Mudei meu guarda-roupa: Agora são calças,camisetas, blusas, tênis e bota - sem salto. Bem despojado, estilo esportivo. Aff! Cansei de salto e modelitos de ... deixa pra lá. Sinto-me jovem! Sou uma pessoa simples - não simplória -; agora estou mais de acordo com a minha cabeça.

É PRECISO SE REDESCOBRIR

Sim. Voltamos ao básico, ao essencial, para sabermos em quem nós nos tornamos. A maioria das pessoas vai seguindo com a mesma maneira de pensar, de sentir, de agir de quando era adolescente, e não se dá conta. Padrões inúteis de comportamento que só nos deixam confusos. É preciso se renovar. Mas para isso, há a necessidade de se enxugar, para saber o que realmente vai restar, e começar a reconstrução a partir desse ponto.


É tão bom olhar uma casa toda branca por dentro! Sem nenhum quadro, sem nenhum excesso de informação. Só você e o que você se tornou. Senta-r-se na almofada, e começar a criar a partir dessa tela em branco. Experimente fazer isso: Você vai perceber o quanto precisava se resumir. Aliás, foi essa a palavra que ouvi em meu interior no início desse ano: RESUMA-SE!. A ordem era para "enxugar" a minha vida.


A MOTIVAÇÃO FOI UMA VIAGEM MISSIONÁRIA COM POSSÍVEL MUDANÇA GEOGRÁFICA DE RESIDÊNCIA

Acabou não "rolando". Pelo menos, até agora. Mas serviu para uma grande reorganização de pormenores. Comecei arrumando as malas e percebendo quanta coisa não poderia levar para uma viagem de mudança - Uma mudança missionária.
Um saco branco enorme cheio de álbuns de fotos, recordações desde paninhos a papeizinhos ... não, isso não cabe mais na minha bagagem da vida atual. Comecei a distribuir as fotos para os familiares - outras eu decidi jogar fora e guardar as lembranças em meu coração. Enxuguei mesmo!

ENXUGUE-SE PARA SER FELIZ


Essa é a lição que estou aprendendo. É claro que eu já tinha ouvido falar de VIDA MINIMALISTA. Mas uma coisa é ouvir falar ... Quando coloquei em prática esse estilo de vida simplificada - de verdade! Sem esconder coisinhas, dizendo pra si mesma: ah, essa não ... essa eu vou ficar ... ah, isso aqui foi um momento muito especial ... JOGA ISSO FORA!!Verá a diferença que faz na sua maneira de viver.


Muitas CURAS brotaram a partir dessa resolução. Por isso, estou escrevendo para te incentivar a levar uma vida COM MENOS. PORQUE O MENOS, neste caso, É MAIS. E o POUCO é o SUFICIENTE.

Comece a sua vida de novo. Vá até ao ponto mais zero que puder.
Você ainda pode ser feliz. Creia.

Com amor,

Mônica
monica.sampaio1@gmail.com
(me adicione no Facebook.com/monica.sampaio1)

Nenhum comentário: