facebook.com/monica.sampaio1 (perfil 1)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ORA, SARAMAGO, POR QUE NÃO TE CALAS!



Saramago perdeu a oportunidade de ficar calado.

Mas já que não ficou, quem fala o que quer ouve – e lê – o que não quer.
Que pretensão a minha, achar que o prêmio Nobel de Literatura iria ler o artigo de uma blogueira, hein? (Você está pensando isso? Está, né? Eu sei ... hahaha!) Se fosse por mim mesma – pelos meus belos olhos azuis que não tenho, ou pelo meu nome desconhecido mundialmente – talvez não fosse rolar mesmo.
Mas não é em mim que me garanto; é no Deus que acredito, e em nome dEle, vim explicar ao grande escritor, umas coisas que ele não sabe. Ele pode até me dizer: “Ma .. vá, Mônica! Jo no quiero te ecutar!” (Finge que eu falei em espanhol... Ele está morando na Espanha). Vou falar, se ele vai ouvir ...

José Saramago, de 86 anos é o único prêmio Nobel da Literatura em Língua Portuguesa. Ele esteve presente nas comemorações dos 50 anos do caderno Ilustrada, da Folha, em São Paulo.

Ao ser questionado se a doença que teve mudou a sua percepção de Deus, o escritor perguntou "por que mudaria?", alegando que foram os médicos e a sua mulher que o salvaram. Leia o trecho transcrito, a seguir.

- Por que precisamos de Deus? Nós o vimos? A Bíblia demorou 2000 anos para ser escrita e foi redigida por homens. A Bíblia é um desastre, cheia de maus conselhos, como incestos, matança.
Está registrado no You tube: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u472986.shtml

Isto é fruto típico de uma mente que acredita estar acima do bem e do mal.
Eu creio que quando uma pessoa começa a ser “incensada” pela sociedade, começa a desprezá-la. Sinto nele esse tom de desprezo, por tudo o que não foi feito pela sua mão. Mas aí já é opinião pessoal minha. Vou me ater apenas na resposta de Deus para ele (é; sou porta-voz de Deus sim; você também pode ser, se quiser).

As Sagradas Escrituras são claras: A Bíblia não é para ser compreendida com a mente humana, baseando-se nos conhecimentos humanos, utilizando os recursos intelectuais. Ela foi escrita pelo homem sim, mas inspirada pelo Espírito Santo. Na primeira Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo, capítulo 3, versos 16 e 17 (Novo Testamento)há esta explicação.

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.”

Recado direto de Deus a Saramago:

“Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.” - (1ª. Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios, cap. 1º., versículos 26 a 29 e 31. – Novo Testamento)

Porque, o que passa disso se chama VANGLÓRIA. Ou, glória inútil.


Mônica Sampaio

ESCRITORA, RADIALISTA e COMPOSITORA
email e msn:
monica_sampaio_melo@hotmail.com