quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ORA, SARAMAGO, POR QUE NÃO TE CALAS!



Saramago perdeu a oportunidade de ficar calado.

Mas já que não ficou, quem fala o que quer ouve – e lê – o que não quer.
Que pretensão a minha, achar que o prêmio Nobel de Literatura iria ler o artigo de uma blogueira, hein? (Você está pensando isso? Está, né? Eu sei ... hahaha!) Se fosse por mim mesma – pelos meus belos olhos azuis que não tenho, ou pelo meu nome desconhecido mundialmente – talvez não fosse rolar mesmo.
Mas não é em mim que me garanto; é no Deus que acredito, e em nome dEle, vim explicar ao grande escritor, umas coisas que ele não sabe. Ele pode até me dizer: “Ma .. vá, Mônica! Jo no quiero te ecutar!” (Finge que eu falei em espanhol... Ele está morando na Espanha). Vou falar, se ele vai ouvir ...

José Saramago, de 86 anos é o único prêmio Nobel da Literatura em Língua Portuguesa. Ele esteve presente nas comemorações dos 50 anos do caderno Ilustrada, da Folha, em São Paulo.

Ao ser questionado se a doença que teve mudou a sua percepção de Deus, o escritor perguntou "por que mudaria?", alegando que foram os médicos e a sua mulher que o salvaram. Leia o trecho transcrito, a seguir.

- Por que precisamos de Deus? Nós o vimos? A Bíblia demorou 2000 anos para ser escrita e foi redigida por homens. A Bíblia é um desastre, cheia de maus conselhos, como incestos, matança.
Está registrado no You tube: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u472986.shtml

Isto é fruto típico de uma mente que acredita estar acima do bem e do mal.
Eu creio que quando uma pessoa começa a ser “incensada” pela sociedade, começa a desprezá-la. Sinto nele esse tom de desprezo, por tudo o que não foi feito pela sua mão. Mas aí já é opinião pessoal minha. Vou me ater apenas na resposta de Deus para ele (é; sou porta-voz de Deus sim; você também pode ser, se quiser).

As Sagradas Escrituras são claras: A Bíblia não é para ser compreendida com a mente humana, baseando-se nos conhecimentos humanos, utilizando os recursos intelectuais. Ela foi escrita pelo homem sim, mas inspirada pelo Espírito Santo. Na primeira Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo, capítulo 3, versos 16 e 17 (Novo Testamento)há esta explicação.

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.”

Recado direto de Deus a Saramago:

“Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.” - (1ª. Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios, cap. 1º., versículos 26 a 29 e 31. – Novo Testamento)

Porque, o que passa disso se chama VANGLÓRIA. Ou, glória inútil.


Mônica Sampaio

ESCRITORA, RADIALISTA e COMPOSITORA
email e msn:
monica_sampaio_melo@hotmail.com

5 comentários:

Unknown disse...

Você foi tão radical quanto ele. Neste caso, desculpa, mas fico com o Saramago

Mônica Sampaio de Melo disse...

Sem problemas, Saionara.
Como eu disse, quem fala o que quer, ouve/lê o que não quer.
Mas há uma diferença muito importante entre eu discordar do Saramago e você discordar de mim:
o que vc falou não mudará a minha opinião; porém, a palavra de Deus que eu transcrevi tem poder para mudar a vida de Saramago.

Mari Santos disse...

Cada um com sua (des) crença. Se o Saramago acredita que os médicos e sua esposa o curaram, então que seja. Se você acredita que Deus inspirou os médicos e trabalhou por meio da esposa para que ele se curasse, ok. Respeitar a religião do outro é tão importante quanto respeitar quem não tem religião. E não acreditar em Deus não faz com que Saramago perca o mérito de ser um grande escritor, que é, na minha opinião, o que interessa.

Mônica Sampaio de Melo disse...

Agora, peço a vocês um momento de reflexão: Se a Bíblia fosse cheia de maus conselhos, como incestos etc., segundo o que o "grande" escritor Saramago disse, por que tantas pessoas a teriam como norte da sua vida? Será que dói pensar, que o nobre escritor possa NÃO TER ENTENDIDO alguma coisa , alguma vez na vida? Pois afirmo a vocês que SARAMAGO NÃO ENTENDEU A MENSAGEM DA CRUZ. E é isso que interessa realmente. Os prémios e os incensos que ele recebeu podem "nem" durar a vida toda dele! Quantas pessoas famosas que morreram no ostracismo? Eu agradeço a todos aqueles que gostam do que eu escrevo, mas, por favor, não me sigam! Se quiserem seguir alguém, sigam JESUS CRISTO que é a PALAVRA DE DEUS. E não está em religião alguma. Está na Bíblia Sagrada, que é um livro escrito por homens inspirados pelo Espírito Santo de Deus.
Eu sigo Jesus Cristo sem ter vínculo com igreja alguma, pois eu não sigo o homem; eu sigo a Deus.

Mônica Sampaio de Melo disse...

É, Mari, e respeitar a opinião dos outros, inclui, para mim, você ter a liberdade de me criticar no meu próprio blog. Você não me ofendeu; você defendeu o seu ponto de vista com sinceridade e respeito. Eu fiz a mesma coisa. Porém,a fiz DENTRO do meu espaço; dentro da minha "casa". Eu não fui lá no site do Saramago falar que eu não concordava com ele. Eu escrevi no espaço criado por mim, para democraticamente postar a minha opinião sobre o que eu quiser, e dentro da minha ótica. Não entendo porque algumas pessoas ficaram TÃO OFENDIDAS como se fossem o próprio Saramago! Isso é que é "se vestir" do seu ídolo! Caramba! Ele é apenas um escritor renomado. E isso para mim - ao contrário do que é para você, Mari - não é, nem de longe, o que interessa. Para mim, interessa se ele respeita o Deus que eu creio que é o único. Interessa saber se ele é salvo ou se vai para o inferno. Isso se chama AMOR AO PRÓXIMO dentro da visão cristã, que é um tanto paradoxal para os que não crêem.
9 de Fevereiro de 2009 05:06