sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CARACA!!! Quem é você e o que você fez com a criança?!




Quem é você e o que você fez com a criança?!

Um menino chinês, de apenas 9 anos desenvolveu um aplicativo para o iPhone. Caraca!! O que será das nossas crianças?! Desenvolvendo aplicativos para iPhone COM APENAS NOVE ANOS DE IDADE!!




Socorro! Quem é você e o que você fez com a criança? Aonde está a bola de futebol dela? O skate, cadê? Não vou nem perguntar de “polícia e ladrão”, “pique bandeira” e “queimado”!



Não sei se eu rio ou se eu choro! Nove anos?! Não é muito cedo, não? Que tipo de infância é essa? Ai!Tenham compaixão de mim! Sou quase cinquentona e ainda não me acostumei muito com essas modernitudes tecnológicas.



Eu fico pensando: eu “dou um duro” aqui em casa, para o meu menino de 12 anos não ficar grudado no computador! Porque afinal de contas, os especialistas da área da saúde já alertaram para um novo tipo de “doença social”, causada pelo excesso de exposição ao computador. Mas, como mensurar o tempo ideal de uso para que, a criança aprenda o que tem que aprender e, ao mesmo tempo, não se prejudique?
Será excesso de zelo meu, achar que uma criança de 9 anos têm que brincar com brincadeiras que utilizem, também, as outras partes do corpo? Será que sobra tempo para este menino chinês brincar ao ar livre?



Ah, me desculpe, mas posso estar sendo retrógada e saudosista, mas isso me assusta. Fico imaginando qual o tipo de diálogo que este menino tem. “Bla bla bla é o que eu falo; ele versa sobre Informática, tecnologias, eletro-eletrônicos, Ciência, Astronáutica etc.



Para você ter uma idéia do quanto isto me espantou, cheguei até a pensar que isto é ROUBO! Estão “roubando” a infância dessa criança! Gente: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ANINHOS! É o que esta criança tem! Estão roubando a sua “inocência” (?!) !



Ou então, estou ultrapassada mesmo, e esse é o formato da criança do futuro; um futuro que já começou.
Um futuro robô.
Sem alma; sem lembranças da infância; sem emoção.

6 comentários:

Unknown disse...

Eu também me espanto, meu neto de 5 anos me ensina buscar as músicas no meu computador.
Parabéns pelo post, seu blog é divino. Melhor dizendo é magnífico. Um abraço do Léo o seu fã.

Mônica Sampaio de Melo disse...

Obrigada, Léo, porém divino e magnífico é Deus. E eu não me atreveria a usurpar Seus adjetivos.
Mas é verdade, né, amigo? Estranho para nós, isso. Meu filho mais velho - de 26 anos - argumentou comigo que o garoto está se divertindo; que para ele isso é uma brincadeira. Mas claro, para a criança tudo é lúdico! Até mesmo aquilo que não o é. E que pode ser prejudicial a ela. Por isso, a responsabilidade por sua criação e educação é de um adulto, porque a criança não tem ainda este discernimento.
Um abração, Léo!

Dá um abraço? disse...

Oi Mônica!Adorei seu blog,o jeito q vc escreve!
Estou te add na minha pagina pk?
Bjão!
Lidia

Mônica Sampaio de Melo disse...

Valeu, Lídia!Um beijo!

Alexandre Sampaio disse...

As Brincadeiras de crianças não servem apenas para distrair a garotada. Elas Ensinam e treinam as crianças para atitudes e comportamentos adultos. E me parece que esta criança está brincando com um binquedo que eu não sei brincar, mas não quer dizer que ela só faz isso o dia inteiro ou que não está se divertindo e se distraindo com algo que pode render milhões para ele no futuro, quando ele poderá passar a brincar na fase adulta.

Abraços
Alexandre

Mônica Sampaio de Melo disse...

Exato, Alexandre, estamos aqui discutindo o conceito do lúdico. Este artigo, também, aborda a questão da saúde mental e social da criança. Você sabe que as pesquisas de informática requerem tempo; e não pouco. contando com, no mínimo 16 horas para distribuir entre escola, estudo extra-escola, banho, alimentação, lazer e computador/internet, no tempo necessário para desenvolver um aplicativo para o iPhone, não é difícil estimar que esta criança está durante um tempo bastante longo em frente a uma tela de computador. Lembre-se que desde os dois anos de idade, esse menino vivencia este "brinquedo".